quinta-feira, janeiro 07, 2010

Álvaro Valente o Homem e a Obra: novo livro de Artur Vaz

Com lançamento marcado para 31 de Janeiro, Artur Vaz vai lançar a biografia de Álvaro Valente, personalidade interventora na vida cívica montijense, nomeadamente na primeira metade do século XX, numa edição da Câmara Municipal do Montijo.
Farmacêutico de profissão, republicano de ideário político, Álvaro Valente distinguiu-se, também, como fluente orador. Maior notabilidade local e nacional alcançou a partir da década 30 do século XX, quando se entrosou com a causa dos bombeiros voluntários, primeiro na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo, de que foi comandante (a partir de Janeiro de 1931), depois, ampliando a sua intervenção no aparecimento da Liga dos Bombeiros Portugueses.

É dele a autoria do lema Vida Por Vida, hoje o ex-líbris do ideário de todos os “soldados da paz”.

Este trabalho histórico, para além de preservar a memória colectiva do Montijo, entronca também pedaços e factos inéditos da história local de Pinhal Novo, Estremoz e outros lugares como: Almada, onde encetou várias palestras, sendo ainda autor do poema do seu hino municipal, musicalizado pelo célebre maestro Leonel Duarte Ferreira e da obra poética em onze cantos Um Hino a Almada, raridade bibliográfica.

Tem prefácio do professor universitário e historiador Dr. Luís Graça, que diz a dado passo: “um diligente trabalho de pesquisa, sobretudo a nível da documentação provante, escorado em adequada bibliografia e honesta exposição. Mais uma obra para a galeria da bibliografia montijense, a reforçar os valores de uma identidade local, pois o seu autor é um investigador prestigiado pelos trabalhos a que mete ombros, fundamentais para o entendimento das origens destas terras da margem sul do Tejo”.

Sem comentários: