quarta-feira, setembro 02, 2009

Literatura na Festa do Avante 2009

Soeiro Pereira Gomes, Ary dos Santos e José Gomes Ferreira são relembrados na edição deste ano da Festa do Avante, a decorrer entre 4 e 6 de Setembro.

Soeiro Pereira Gomes é considerado um dos fundadores do neo-realismo "português". "Esteiros" e "Engrenagem" são os dois romances mais conhecidos deste autor que, apesar da obra pouco extensa, marcou - pela qualidade - várias gerações de autores.

José Carlos Ary dos Santos, poeta, ficou também conhecido como letrista de algumas das canções mais emblemáticas da segunda metade do século XX português, e um dos que "revolucionou" o Festival RTP da Canção. A "Desfolhada" (cantada por Simone de Oliveira), "Menina" (na voz de Tonicha) ou "Tourada" (com interpretação de Fernando Tordo) são, só por si, grandes poemas.

José Gomes Ferreira é uma das referências da poesia lusa no século passado. Tem uma vasta obra, compilada pelo próprio em três volumes intitulados "Poeta Militante". Num registo mais próximo da "prosa poética", José Gomes Ferreira deixou-nos as "Aventuras de João Sem Medo".

Do programa da Festa do Avante 2009:

Sábado, às 16h45, no pavilhão "Festa do Livro", apresentação da obra de Soeiro Pereira Gomes, por Manuel Gusmão. Domingo, 15h30, no Café Concerto de Lisboa, debate "Soeiro Pereira Gomes, o Artista e o Partido, o Tempo e os Lugares", com Filipe Diniz, Manuel Augusto Araújo e Manuel Gusmão.

Sexta-feira, Auditório de Projecção do Pavilhão Central, filme "Ary dos Santos, poeta da Revolução". Sábado, 21h00, Café-Concerto de Lisboa, "Homenagem a Ary dos Santos - Serei tudo o que quiserem / Poeta castrado não"

Sábado, às 22h00, Auditório de Projecção do Pavilhão Central, filme "José Gomes Ferreira, um homem do tamanho do século".

Mais informação em
http://www.festadoavante.pcp.pt/

Sem comentários: