sexta-feira, maio 11, 2007

Debaixo do Bulcão orgulha-se de apresentar: dois poemas de Oscar Niemeyer



Não é o ângulo reto que me atrai
nem a linha reta, dura, inflexível,
criada pelo homem.
O que me atrai é a curva livre e sensual,
a curva que encontro nas montanhas
do meu país,
no curso sinuoso dos seus rios,
nas ondas do mar,
no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o universo,
o universo curvo de Einstein.


Oscar Niemeyer


(Como já perceberam este Oscar Niemeyer é, mesmo, o grande e reconhecido arquitecto responsável pelo projecto de Brasília, entre muitas outras obras magníficas.
E, sim, como já entenderam, eu, António Vitorino, sou admirador do legado dele...
Passemos então ao outro poema, composto no exílio, durante uma estadia em Argel, aqui apresentado com uma nota introdutória escrita pelo próprio autor)


"Sentia-me longe de tudo. De minha família, dos amigos, das montanhas, mares e praias do meu país. Precisava voltar. Certo dia, não sei porquê, esse afastamento me pareceu mais doloroso. E escrevi estes versos, que preguei na parede do nosso escritório:"

Estou longe de tudo
de tudo que gosto,
dessa terra tão linda
que me viu nascer.
Um dia eu me queimo,
meto o pé na estrada,
é aí, no Brasil,
que eu quero viver.
Cada um no seu canto,
cada um no seu tecto,
a brincar com os amigos,
vendo o tempo correr.
Quero olhar as estrelas,
quero sentir a vida,
é aí, no Brasil,
que eu quero viver.
Estou puto da vida,
esta gripe não passa,
de ouvir tanta besteira
não me posso conter.
Um dia me queimo,
e largo isto tudo,
é aí, no Brasil,
que eu quero viver.
Isto aqui não me serve,
não me serve de nada,
a decisão está tomada,
ninguém me vai deter.
Que se foda o trabalho,
e este mundo de merda,
é aí, no Brasil,
que eu quero viver.


Oscar Niemeyer



Querem mais informação?
Consultem, por exemplo:
Nota biográfica, na Wikipédia
Site da Fundação Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer no site Artsy.net
E este artigo muito interessante sobre a Catedral de Brasília

3 comentários:

Ida disse...

Lindo poema escolhido, Vitorino. Sö uma ressalva, o projeto urbanístico de Brasília foi feito, na verdade, pelo Eng. Lucio Costa que convidou Niemeyer para projetar alguns prédios, entre eles os palácios do governo, o congresso e a catedral. No fim, quem levou os louros de tudo foi o Niemeyer. Beijos

Debaixo do Bulcão disse...

Muito obrigado pela correcção. E peço desculpa pelo erro. Estarei mais atento numa próxima vez.

Vitorino

Fabiano Barreto disse...

Esse poema é, simples como o próprio Niemeier e belo como as obras que ele cria.

Excelente escolha!!